Existem vários modos de se conectar a Internet. Hoje o mercado oferece conexão via discada (usando telefone), banda larga (através de cabo) e satélite. Conheça um pouco mais sobre cada opção.
Acesso via conexão discada
Necessita de linha telefônica e um modem comum. Com isto, se assina um provedor de acesso e se configura o computador para discar para a linha.
Acesso via conexão banda larga
Há vários tipos de conexão banda larga, mas os dois mais difundidos no Brasil são: o acesso por ADSL e o acesso por cabo.
O ADSL utiliza a mesma estrutura das linhas telefônicas convencionais, porém deixa linha telefônica desocupada e a navegação é ilimitada, funcionando 24h por dia. O ADSL permite velocidades de 256 Kbps a 2 Mbps, ou seja, velocidades no mínimo 4 vezes maior do que a conexão discada.
A conexão via cabo utiliza a estrutura das operadoras de TV a cabo. A tecnologia de conexão por cabo dispensa o uso de linha telefônica e permite uma velocidade de conexão de no mínimo 256 Kbps, variando conforme o pacote.
Para o funcionamento do serviço, é necessário instalar o cable modem fornecido pela empresa prestadora do serviço. Com tudo devidamente configurado, o acesso é ilimitado e também funciona 24h por dia. Não há nenhuma interferência no serviço de TV por assinatura. No Brasil, as empresas que oferecem esse serviço são as mesmas que oferecem TV a cabo.
Acesso via Satélite
Todos os dados são transmitidos por satélite e chegam ao usuário através de uma pequena antena e um modem. As principais vantagens são: Acesso ilimitado, a alta velocidade e, principalmente, a possibilidade de navegar em lugares onde não existem telefone e cabos de televisão.