Câmaras e túneis subterrâneos usados durante uma revolta judaica contra os romanos há cerca de 2 mil anos foram descobertos no norte de Israel.
Os túneis descobertos em Israel
JERUSALÉM - Câmaras e túneis subterrâneos usados durante uma revolta judaica contra os romanos há cerca de 2 mil anos foram descobertos no norte de Israel, disseram arqueólogos. Os judeus juntaram suprimentos e estavam se preparando para se esconder dos romanos durante sua revolta em 66-70 a.C., disseram os especialistas. As câmaras, que são ligadas por pequenos túneis, serviriam casas subterrâneas secretas.
Yardenna Alexandre do Poder de Antiguidades de Israel disse que a descoberta mostra que os judeus antigos se prepararam para o levante, ao contrário da percepção comum de que a revolta começou espontaneamente.
As câmaras subterrâneas foram construídas de materiais de construção comuns naquele tempo e escondidas diretamente abaixo do chão das casas - dando às famílias acesso direto aos esconderijos. Outros refúgios daquele tempo encontrados foram construídos com rochas.
Construídas como iglus, as câmaras são largas na base e estreitas no topo. Os túneis entre elas são pequenos e baixos demais para se ficar de pé.
A revolta dos judeus contra os romanos terminou em 70 a.C. quando os romanos saquearam Jerusalém e destruíram o Segundo Templo.