Em dez anos, milhares de igrejas cristãs da Inglaterra poderão ser fechadas.

Algumas igrejas do passado estão sendo transformadas em centros de adoração para outras religiões.

Em dez anos, milhares de igrejas cristãs da Inglaterra poderão ser fechadas.
Milhares de igrejas enfrentam fechamento, demolição ou transferência para outras religiões nas próximas décadas, levando à extinção de algumas denominações cristãs da Europa, de acordo com os especialistas.

Em algumas partes da Inglaterra, algumas igrejas do passado estão sendo transformadas em centros de adoração para outras religiões. Uma capela metodista abandonada em Clitheroe, próxima de Yorkshire Dales, é o exemplo mais recente: a capela está destinada a se tornar uma mesquita muçulmana para os 300 muçulmanos da cidade.

Há mais de 47 mil igrejas cristãs na Inglaterra hoje, e 42 milhões de pessoas — mais que 70 por cento da população — se consideram cristãs. Parece muito, mas por trás dos números está a realidade: a religião cristã está diminuindo na Inglaterra.

Embora as denominações pentecostais e evangélicas estejam crescendo, os adoradores muitas vezes preferem prédios modernos e práticos, em estilo de depósito, em vez do cenário tradicional e neogótico da arquitetura eclesiástica inglesa.

Só dez por cento dos cristãos da Inglaterra freqüentam igreja, e as igrejas estão fechando em números acelerados enquanto novas mesquitas estão sendo abertas. Se essa tendência continuar, em poucas décadas haverá na Inglaterra mais muçulmanos praticantes do que cristãos praticantes.


O artigo completo, em inglês, encontra-se aqui: Times Online.

Ruth Gledhill / Traduzido e adaptado por Julio Severo - www.juliosevero.com.br | 2007-02-18 03:39:36





Opinião

O evangelho não é uma doutrina de língua, mas de vida. [João Calvino]