O índio Antônio José Neves do Espírito Santo (Peruá) é cacique Pataxó da Aldeia Coroa Vermelha.
Antônio José Neves do Espirito Santo é cacique Pataxó da Aldeia Coroa Vermelha e presidente da Cooperativa da Habitação, Produção e Serviços da Reserva Indígena Pataxó da Coroa Vermelha, BA.
Confins da Terra - Qual o seu nome indígena e como é conhecido entre os não índios?
Peruá- Meu nome indígena é Peruá e sou conhecido entre os não índios por Antônio.
C.T - Qual é a sua tribo?
Peruá - Tribo Pataxó e sou da reserva indígena Coroa Vermelha.
C.T - Como você conheceu Jesus?
Peruá - Através da misericórdia de Deus, que nos enviou missionários para o nosso povo. A Missão Novas Tribos do Brasil enviou para lá: Antônio Sérvulo e Adnair, Zaqueu e Carmem Policarpo e, mais tarde, Vagner e Aureluce. Eles ofereceram estudos da Palavra de Deus para alguns índios e estes me incentivaram a participar. Pelos estudos pude conhecer a verdade e concordei que Jesus Cristo é o meu único e verdadeiro Salvador.
C.T - Que dificuldades você enfrentou para crer em Jesus?
Peruá - A maior dificuldade foi meu apego às minhas crenças antigas. Gostava e praticava a idolatria. Eu era muito ignorante e bebia muita cachaça.
C.T - Como é ser um crente no meio do seu povo?
Peruá - É saber que somos luz e onde estiver tem que clareá (sic!). Falar com moderação, respeitar os ignorantes da Palavra e aconselhar para que eles conheçam o caminho que Jesus me deu oportunidade de conhecer.
C.T - O que mudou em sua vida por causa do Evangelho?
Peruá - Graças a Deus deixei a bebida, constituí uma nova família e agora estou superfeliz. Cuido direito da família e foi uma transformação total.
C.T - Qual a situação atual do trabalho na Aldeia Coroa Vermelha?
Peruá - Já existe um templo que construímos, com uma assistência aos cultos de aproximadamente setenta pessoas; cinqüenta delas são batizadas. Os missionários estão nos ensinando e treinando a liderança da igreja.
C.T - Quais os passos que a Igreja Bíblica de Coroa Vermelha está dando no sentido de alcançar as demais aldeias Pataxó com o Evangelho?
Peruá - A Igreja já enviou e está sustentando três jovens para se preparar no Instituto Bíblico Macedônia, PE, desejando que esses irmãos voltem e levem o Evangelho àqueles que ainda não conhecem a Cristo. A melhor coisa que vejo é a misericórdia de Deus que está tocando no coração dos jovens para se dedicarem à obra.
C.T - Se os missionários saíssem da igreja ou aldeia, haveria possibilidade dos crentes indígenas continuarem o trabalho?
Peruá - Sim, já há pessoas que podem continuar o trabalho. Há umas treze aldeias Pataxó para serem alcançadas. Já existe este desejo entre nós, por reconhecermos que é nossa obrigação. Atualmente a igreja já está alcançando a Aldeia Imbiriba, no município de Porto Seguro, a uns 50 km de Coroa Vermelha. Já temos cinco famílias participando dos estudos da Palavra de Deus e uma delas já se converteu.
C.T - Qual é a grande necessidade da igreja evangélica na sua aldeia?
Peruá- A maior necessidade é financeira, para que possamos ir a outras aldeias levar o Evangelho.