O computador tornou-se uma ferramenta de trabalho quase que universal, sendo aplicado nos mais diversos ramos de atividades.
Computadores não são mágicos, mas freqüentemente realizam em segundos, tarefas difíceis de acreditar, e que levariam horas ou dias para serem executados por homens. Por esse motivo o computador tornou-se uma ferramenta de trabalho quase que universal, sendo aplicado nos mais diversos ramos de atividades, realizando tarefas em menos tempo e com uma precisão muito maior.
Hoje em dia, vamos ao banco com nosso cartão magnético e efetuamos operações tão automaticamente que nem nos damos conta do quanto a informática agilizou nosso dia a dia.
O primeiro computador surgiu no mediterrâneo era chamado de ÀBACO – um calculador decimal operado manualmente. Com base neste tipo de computador foram sendo desenvolvidas máquinas capazes de fazer cálculos cada vez mais avançados. - Blaise Pascal (1623-1662) construiu a primeira calculadora usando engrenagens, a “Pascaline” capaz de fazer somas e subtrações.
- Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1716) aprimorou o projeto de Pascal utilizando alavancas. A idéia de transmitir instruções a uma máquina só surgiu no século XIX com a revolução industrial.
- Joseph Marie Jacquard aperfeiçoou em 1805 um tear mecânico adaptando-lhe uma leitora automática de cartões perfurados.
- Charles Babbage (1792-1871) inspirado nas idéias de Jacquard projetou uma máquina a qual chamou de calculador analítico, capaz de fazer cálculos com precisão de 50 casa decimais e que podia receber informações através de cartões perfurados. Graças a esta invenção Babbage ficou conhecido como “O Pai do computador”.
- Herman Hollerith (1860-1929) inventou uma máquina para acumular e classificar informações, também baseada em cartões perfurados. A invenção de Hollerith foi usada pela primeira vez como tabuladora no censo de 1890 nos EUA. Hollerith fundou uma companhia para produzir seu processador de dados operado por cartões, esta próspera empresa hoje produz computadores é conhecida como IBM. O computador nasceu realmente na II Guerra Mundial (agosto de 1943), nos EUA. Era chamado de MARK I, baseado em fitas perfuradas e relês, composto também por quilômetros de fios e ocupava aproximadamente 120 m³. O exército Norte Americano, junto a Universidade da Pensilvânia, também apoiava o desenvolvimento de um computador que só ficou pronto após o término da II Guerra Mundial, este conhecido como ENIAC< baseado no uso de válvulas e capaz de armazenar uma dezena de nomes.
Os computadores construídos a partir da década de 1950 estão classificados, quanto a evolução, em gerações:
Primeira Geração: (1942-1959) Computadores que utilizavam válvulas
(Linguagem de programação era o Assembler)
Segunda Geração: (1959-1965) As válvulas foram substituídas por Transistores
(Transmissores foram inventados em 1947)
Terceira Geração: (1965-1971) Os transistores são substituídos por Circuitos Integrados (Reduzindo em muito o tamanho dos equipamentos)
Quarta Geração: (1971-até hoje) Os computadores usam Microprocessadores
(microprocessadores também conhecidos como C.P.U.)
Quinta Geração: Está em desenvolvimento e é caracterizada pela utilização de inteligência artificial, isto é, atribui ao computador características humanas como: aprender, raciocínio, linguagem, resolução de problemas, etc...
Veja abaixo a tabela com a evolução dos PC’s desde a década de 80 até hoje:
(baseada em processadores da Intel e AMD):
Modelo Velocidade em MHZ
PC 286 8 A 12
PC 386 SX 8 A 40
PC 486 DX
PC 486 DX2 50,66
PC 486 DX4 100,75
PC 586 100
PENTIUM 75, 100, 133, 166, 200, 233
PENTIUM MMX 166, 200, 233
PENTIUM II MMX 233, 266, 300, 333, 400, 450
PENTIUM CELERON 266, 300, 400, 450
PENTIUM III 1130, 700, 1000
AMD ATHLON 1100, 950, 900, 850, 800, 750
Conceitos básicos da Informática:
O que é informação?
- É um sinal que pode ser transmitido de um lugar a outro e pode ser tratado pelo computador. Processar informações pode ser armazenar, transmitir, combinar e comparar mensagens.
O que são dados?
- É a unidade básica de informação a ser processada, por exemplo, em uma lista cada um dos itens constituem um dado. Podemos perceber que os dados não fazem nada por si só, o computador precisa receber instruções sobre o que fazer com eles. Os dados inicialmente podem estar em números e palavras, mas também podem estar em sinal binário ( 0 ou 1) que é a forma que o computador manipula os dados em seus circuitos. Estes zeros ou uns são na verdade impulsos elétricos ativados ou desativados percorrendo filamentos dentro das placas de circuitos impressos e seus componentes, ou mesmo pontos magnéticos gravados ou não em uma unidade de disco onde podemos armazenar informações. Os códigos binários variam de zeros e uns, também conhecidos como Bits, caracterizando as unidades para medir a quantidade de informação denominada pelo seguinte esquema: 1 bit = 0-desligado 1-ligado.
Os computadores de grande porte costumam ser utilizados no processamento de grandes volumes de informações, nas áreas científicas e administrativas. A implantação de Mainframes só é recomendada se a complexidade e as características de aplicações realmente justificarem estas condições especiais, pois além do alto custo dos equipamentos, existe a necessidade de instalações especiais com sistemas de ar condicionado, fornecimento de energia, espaço, esquema de segurança, etc.
Também a equipe humana dedicada à sua operação deve ser numerosa e de alto nível técnico.
A IBM, Unisys e a Fujitsu são as empresas fabricantes de computadores com maior participação neste segmento.
Microcomputadores por sua vez, são máquinas pequenas e versáteis, podem realizar tarefas diárias complexas, facilitando a rotina de trabalho da maioria das pessoas e aumentando a capacidade de produção humana. Devemos lembrar que ainda estamos na quarta geração de computadores, ou seja, eles ainda não pensam, portanto, não fazem nada sozinhos. Para se realizar tarefas no microcomputador é necessária a integração de três componentes básicos: Hardware, Software e Peopleware.
Hardware
É o primeiro componente de um sistema de computação, que corresponde a parte material, aos componentes físicos do sistema. O hardware é composto ´por vários tipos de equipamentos, caracterizado por sua participação no sistema como um todo. Uma divisão primária separa o hardware em sistema central e periféricos. Tanto o sistema central como os periféricos são equipamentos eletrônicos ou eletromecânicos. C.P.U (Central Processing Unit)
Unidade Central de Processamento responsável pelo gerenciamento de todas as funções do sistema. Em um microcomputador, a UCP, também chamada de microprocessador, é um circuito integrado, um chip.
O microprocessador é o principal circuito do microcomputador, sendo responsável pela velocidade e poder de processamento. É o BIOS da ROM.
Dentre as empresas que fabricam microprocessadores, destaca-se a Intel Corporation , que criou os primeiros microprocessadores. Os processadores 286 trabalham em 16 bits, ou seja, processam 16 bits por vez. No 386SX, que trabalha em 32 bits, temos um BUS (barramento) de 16 bits que permite que a maioria dos outros componentes sejam de 16 bits
que permite que a maioria dos outros componentes sejam de 16 bits.
O 386DX, que também trabalha em 32 bits, tem um BUS de 32 bits, ou seja, 32 vias de comunicação, cada uma levando um bit. Já no 486 temos o co-processador aritmético embutido na unidade, trabalhando com BUS de 32 bits na versão DX. A versão SX, porém, não conta com o co-processador.
Hoje em dia com a nova tecnologia Pentium, os processadores trabalham com uma velocidade de 32 bits, temos também os modelos desenvolvidos para acelerar o trabalho com multimídea, são os processadores Pentium MMX, Pentium II, III e o Celeron, que já possuem mais instruções em seus processadores do que os anteriores a eles.U.C.P
É um circuito eletrônico que distingue somente dois estados físicos, ligado ou desligado, representados pelos números 1 e 0, respectivamente, - os dígitos binários. Mediante a uma série de “truques” eletrônicos, a UCP tem capacidade de somar e comparar “grandezas” representadas por zeros e uns. A UCP trabalha em velocidades extremamente altas.
A CPU conta com um dispositivo que armazena tudo, (ou praticamente tudo), que deve ser executado e alimenta o microprocessador na sua velocidade normal de trabalho. Esse dispositivo recebe o nome de memória, pois sua característica funcional é armazenar informações que serão ou foram processadas na UCP. As informações podem entrar ou sair da memória, sempre controladas pelo microprocessador.
Memórias
Existem dois tipos de memórias, a memória RAM e a memória ROM que juntas, compõem o que chamamos de memória principal.
RAM vêm do inglês Randon Acess Memory, que significa grosseiramente memória de acesso aleatório. É nesta memória que fica residente o programa que se deseja manipular, e é para onde são transferidos ou descartados dados trabalhados pela UCP. Enfim é a área de trabalho do usuário.
ROM vêm do inglês Read Only Memory (Memória somente para leitura). Nesta parte da memória está gravada parte do Sistema Operacional, além de mensagens do fabricante. Como o nome diz, não temos acesso a essa parte da memória, reservada apenas a instruções de funcionamento destinadas à máquina, além de eventuais mensagens dirigidas ao usuário.
Podemos acoplar a esse equipamento, periféricos destinados à comunicação entre as pessoas e a máquina. São eles: as unidades de entrada e as unidades de saída – dispositivos que complementam como periféricos, o hardware da unidade central.
Unidades de Entrada
São dispositivos que convertem dados e informações fornecidos ao computador em sinais eletrônicos que podem ser utilizados por ele. Podem ser manuais:teclado, telas ou superfícies sensíveis ao toque, mouse, canetas ópticas; alavanca e/ou botão de controle (joystick, paddle), mesa digitalizadora, digitalizador de imagens e sistemas de reconhecimento de voz.
Teclado
É o meio mais comum de entrada de dados, servindo basicamente para a digitação de textos e comandos de programa.
Mesas digitalizadoras, ou mesas gráficas, ou ainda tablets São dispositivos criados para auxiliar a inserção de dados gráficos num computador.
Digitalizadores de imagens, ou scanners
São muitos semelhantes às mesas gráficas, porém, ao invés de utilizar uma caneta especial, eles usam uma espécie de lente para executar a leitura das imagens, como uma fotocopiadora.
Telas ou superfícies sensíveis ao toque
Muito utilizadas por máquinas de atendimento bancário, utilizam os dedos como instrumento para apontar o comando. As canetas luminosas são uma espécie de mistura entre digitalizador e telas sensíveis ao toque.
Mouse
São velhos conhecidos dos usuários que trabalham com o ambiente de Windows. O mouse possui uma pequena esfera em sua base que rola na superfície onde é apoiado; os movimentos da esfera são transformados em sinais elétricos e enviados ao computador, de forma que a posição do cursor na tela acompanhe os movimentos do mouse.
Alavancas ou joysticks
São bastante utilizados em jogos de videogames. Basicamente, seu funcionamento baseia-se em sinais analógicos que indicam ao computador coordenadas X-Y desejadas. E outros: Leitora de Cartões Perfurados, Leitora de Caractere, Leitora de Código de Barras, Sensores, etc.
Unidade de Entrada e Saída
São todos aqueles dispositivos que permitem simultaneamente ao computador receber e enviar informações. Os mais comuns são os drives de disco flexíveis e discos rígidos.
Modem (modulador/demodulador)
É um periférico que está sendo bastante utilizado nesta função. Trata-se de um aparelho que transforma os sinais digitais de um computador em sinais analógicos e os transmite via linha telefônica comum e vice-versa.
Unidades de Saídas
São dispositivos que convertem sinais elétricos internamente armazenados no computador e os transformam em informações externas: textos, dados, imagens, sons, etc. Estes sinais também podem ser emitidos de forma digital para compartilhamento com outro computador.
Monitores de vídeo
São também conhecidos como monitores CRT (Tubos de Raios Catódicos), telas, vídeo, display, etc. São divididos em dois grandes grupos: os que usam tubos de imagens semelhantes aos aparelhos de TV e os que utilizam tela plana (LCD – Liquid Cristal Display; Eletroluminescência e Gás).
A resolução do vídeo (Quantidade de pontos luminosos por área) define a qualidade do que é mostrado na tela. O menor ponto que se pode obter um dado vídeo é chamado pixel (picture element) e depende da qualidade do monitor e da placa de vídeo que o controla.
Impressora
Foi o primeiro dispositivo utilizado para saída de dados (Calculador Analítico de Babbage). As impressoras podem hoje ser divididas em impressoras de impacto (matricial, margarida e linear) e de não impacto (jato de tinta, térmica, eletrostática e laser). As impressoras de impacto utilizam um sistema similar aos das máquinas de escrever convencionais, porém, o mecanismo de impressão varia de um modelo para outro. A matricial, por exemplo, utiliza um agrupamento de pequenas agulhas que podem ser acionadas isoladamente umas das outras, de tal forma , que a figura impressa represente a letra desejada. Nas impressoras de não-impacto, os processos utilizados são completamente diferentes dos apresentados acima. Na jato de tinta, um mecanismo que expele pequenas gotas de tinta é colocado próximo ao papel e pinta-o de forma a obter os caracteres desejados. Nas térmicas, o processo consiste em um pequeno dispositivo, denominado cabeça térmica de gravação, funcionando como um aquecedor que esquenta pequenos pontos num papel especial, sensível ao calor. As impressoras laser apresentam qualidade de impressão muito superior aos outros tipos e comparável à qualidade tipográfica.
Plotters
São uma espécie de mecanismo com uma “mão-mecânica”, que segura uma caneta, que percorre o papel desenhando as imagens desejadas. São utilizados para impressão de desenhos de altíssima precisão, por exemplo; circuitos eletrônicos, plantas hidráulicas, mecanismos de precisão, etc.
Na interface serial utiliza-se apenas um par de fios para enviar as informações, onde os bits de informações são transmitidos em série, um após outro. A interface serial foi desenvolvida para simplificar o processo de interligação entre periféricos e o computador.
A interface paralela é o meio mais direto e rápido de se transmitir informações, pois os bits de dados são enviados em paralelo, ou seja, é enviado geralmente um grupo de 8 bits de uma única vez.
Na interface serial
Utiliza-se apenas um par de fios para enviar as informações, onde os bits de informações são transmitidos em série, um após outro. A interface serial foi desenvolvida para simplificar o processo de interligação entre periféricos e o computador.
A interface paralela
É o meio mais direto e rápido de se transmitir informações, pois os bits de dados são enviados em paralelo, ou seja, é enviado geralmente um grupo de 8 bits de uma única vez.
Estabilizador de voltagem é um periférico importante, que não pode ser esquecido para que você opere com sucesso o microcomputador. A corrente fornecida ao computador deve ser de 120 volts em corrente alternada com uma corrente de 60 Hertz (ciclos/segundo). O estabilizador de voltagem garante este padrão, evitando problemas de alta freqüência e picos de voltagem, que ocorrem quando um aparelho que puxa muita energia é ligado.
No-Brakes
É um periférico cuja função é de proteger equipamentos de informática contra raios, quedas de energia, também possui uma bateria interna onde na falta de energia elétrica, os equipamentos continuam funcionando evitando assim perda de informações se estivermos utilizando o microcomputador ou outro tipo de equipamento.Sistema de Armazenamento de Dados
Para guardar informações que podem ser perdidas quando o computador é desligado, contamos com alguns dispositivos conhecidos como memória secundária ou auxiliar (ou externa). Normalmente estes dispositivos podem armazenar informações da ordem de milhares de megabytes (gigabytes). Seus mecanismos de leitura e gravação podem ser de acesso seqüencial ou acesso aleatório (randômico). Nos dispositivos de acesso seqüencial as informações são gravadas e lidas de forma seqüencial (semelhante a uma fita cassete). A fita de papel perfurado usado em telex e em alguns equipamentos industriais, a fita magnética e o cartão perfurado são alguns exemplos de acesso seqüencial.
Nos dispositivos de acesso aleatório também conhecidos como acesso direto, são os mais utilizados pela informática, acessa-se a informação diretamente sem ter que passar pelas informações que antecedem a informação desejada.
Discos e fitas
A tecnologia de gravação utilizada nos discos e fitas para computadores é a mesma usada em fitas cassete musicais e fitas de videocassete, ou seja, a base é magnética. A gravação das informações geralmente é feita em óxido de ferro (material magneticamente sensível). Este material forma uma fina camada depositada sobre a superfície de um outro material de suporte, um plástico fino. Já no caso Sistema Operacional discos rígidos (winchester) usa-se alumínio para o suporte da camada magnetizável.
Unidades de Discos Flexíveis
Disco flexível de 3½ polegadas
Este disco é protegido por um envelope externo que quando está em uso permite que o disco gire. Este tipo de disco é dotado de uma tampa que fecha automaticamente quando o disco é removido da unidade. Sua capacidade quando utilizado em IBM-PC é de 1.44 Mb.
Unidades removíveis (Zip Drive, Jaz, Sparq)
Estas unidades surgiram a pouco tempo, e facilitaram mais ainda a vida dos usuários. São unidades que ficam conectadas na porta da impressora do computador e fazem a leitura e gravação de disco flexíveis especiais, há diversos tipos e tamanhos disponíveis no mercado, variando de 100Mb (megabytes) até 2Gb (gigabytes) de informações que podem ser armazenadas neles.
Discos rígidos
Também é conhecido por winchester (winchester é a tecnologia utilizada na fabricação de discos rígidos), este tem a capacidade de armazenar quantidades muito maiores de dados e informações com relação aos discos flexíveis. Normalmente os discos rígidos possuem várias circulares (discos) placas sobrepostas concentricamente. É comum encontrarmos discos rígidos que reúnem de 2 a 8 discos, ou seja, de 4 a 16 faces de leitura e gravação. A velocidade de leitura e gravação em discos rígidos é de aproximadamente 5 milhões de bits por segundo enquanto os discos flexíveis tem uma velocidade aproximada de 250 a 500 mil bits por segundo.
Fitas Magnéticas
Usadas em computadores são bastante semelhantes as fitas cassetes usadas em música, tanto no aspecto físico como na forma de gravação. As fitas magnéticas podem ser de dois tipos: as de carretel e as de cartucho. A primeira costumava ser usada em computadores de grande porte (Mainframes), enquanto a outra é usada em micro e minicomputadores.
Discos Ópticos
Também conhecidos como CD-ROM (Compact Disk – Read Only Memory) muito parecidos com o CD de música. Este não pode ser gravado, pois é um disco de leitura. Seu princípio é o da reflexão por feixe de raio laser e não por meios magnéticos. Já existem sistemas ópticos em discos que permitem a gravação e leitura de dados.Rede de computadores
É a possibilidade de conectarmos computadores entre si, afim de facilitar a troca de informações e a comunicação entre sistemas. Hoje em dia existe uma grande necessidade de facilitar o transporte de informações, arquivos, entre computadores, aumentando a velocidade e a integridade das informações, neste caso é interessante se adotar o uso de uma rede.
Uma rede é composta por uma placa (hardware) que envia e recebe sinais e traduz as informações de um lugar para outro, ela necessita de um programa para gerenciar e completar a tarefa (podemos usar o próprio Windows Me). Existem dois tipos de redes mais utilizadas:
Rede Ponto a Ponto
Onde os sinais percorrem um mesmo cabo do começo ao fim, e se esse cabo for interrompido, as máquinas ligadas a este cabo perdem o contato na rede.
Rede Tipo Estrela
Cada máquina tem um meio de comunicação independente, sem correr o risco de se desconectar das demais máquinas, se o cabo de uma delas for rompido. Em ambos os tipos, pode-se adotar o uso de um servidor (computador principal acoplado a rede).
Softwares
Representa toda a parte lógica do computador, ou seja, a “inteligência” da máquina, sem a qual o computador é inútil. Mas, por mais evoluído que seja o software, não supre a necessidade de haver alguém coordenado a operação. Numa analogia, o conjunto hardware e software seria como uma máquina com combustível, porém sem o operador.
Como vimos anteriormente, o hardware, ou seja, a máquina, só consegue entender instruções (ou informações) em uma linguagem muito particular, chamada Linguagem de Máquina, que utiliza “zeros” e “uns” (0-1). Está linguagem é considerada de baixo nível, ou seja, está mais próxima daquilo que a máquina realmente entende. Isto não quer dizer que ela seja mal elaborada, e sim que ela é uma linguagem muito próxima do processador. Para ser possível o entendimento entre usuário e máquina foram desenvolvidas as linguagens de alto nível que se aproximam o máximo das linguagens naturais (Português, Inglês, etc.). Atualmente existem grandes quantidades de softwares voltados para o usuário final (softwares de quarta geração) que dominam o mercado de softwares.
Processadores de textos (Word, WordPerfect, etc.), Planilhas eletrônicas (Excell, Lótus, etc.), Banco de dados (Access, Dbase, etc.), Geradores de apresentação (PowerPoint), Linguagens de Programação (Visual Basic, Delphi, etc.), Editoração eletrônica (Corel Draw, Photoshop, Pagemaker, etc.), Gerenciadores de projetos (AutoCad, Project, etc.), Sistemas opercionais (MS-DOS, Windosws Me, Unix, etc.).Vejamos a seguir os mais importantes tipos de softwares:
Planilhas eletrônicas
Um avanço indiscutível no universo da informática, substituem o lápis e a borracha pelo teclado e mouse e o papel pelo monitor do computador. Cálculos financeiros, estatísticos, projeções e simulações são rapidamente elaborados por esta modalidade de software. Ex. Lótus 1-2-3, Quattro Pro, MS-Excell, etc.
Banco de Dados
Idealizado para armazenar e arquivar dados de uma forma otimizada, facilita muito os trabalhos que envolvam grande quantidade de informações em qualquer ramo de atividade. Ex. Dbase, Dataflex, MS-Access, Oracle, Aproach, etc.
Processadores de Texto
Outro inovador no uso de microcomputadores, facilita a composição de textos, edição, transposição de partes, correção ortográfica, economia de tempo e meios de impressão. Ex. WordStar, WordPerfect, MS-Word, WordPro, etc.
Integrados - Com a maior capacidade de processamento das máquinas, foi possível juntar em um só pacote uma planilha eletrônica, um banco de dados, um processador de texto e outros utilitários. Este tipo permite a completa interação entre os dados do Sistema Operacional de diferentes módulos. Ex. Works, Framework, Claris, etc.
Sistemas Operacionais
São softwares que fazem a ligação entre o hardware e os demais softwares. Quando estamos trabalhando, é o sistema operacional que controla como será a execução de algumas tarefas como gravar, imprimir, discar, etc. Ex. MS-DOS, Windows, Linux, OS/2, UNIX e System 7.
Peopleware
Assim somos designados nós, usuários. O peopleware é necessário para que o conjunto hardware/software funcione e execute algo útil. Como exemplo de peopleware temos os operadores, os programadores, os digitadores, os analistas de sistemas, os analistas de software e outros. Bem, agora que já vimos os componentes básicos do computador, vamos analisar com mais detalhes os sistemas de armazenamento de dados que, pela sua importância, devem ser bem conhecidos.Sistemas Operacionais
A categoria de software denominadas Sistemas Operacionais são indispensáveis para o funcionamento do equipamento. Como vimos anteriormente, existem três segmentos básicos que formam a estrutura do computador, são eles:
Hardwares – Toda parte física do sistema
Softwares – Toda parte lógica, ou seja, os programas
PeopleWares – Somos nós, os usuários
Estas três partes precisam estar sempre ligadas entre si e se comunicar para que exista um entendimento comum entre esses elementos. Para tal entendimento, foi criado um padrão de “comunicação” entre esses elementos, esse padrão são programas (software) conhecidos como Sistemas Operacionais.
O Sistema Operacional mais conhecido é o MS-DOS, que são comandos digitados via teclado que executam tarefas e tornam possível a comunicação Hardware ® People ® Software. Mas além do MS-DOS, que até então dominava o segmento Sistema Operacional, temos hoje no mercado Sistemas Operacionais Windows.
As primeiras versões do Windows não são consideradas sistemas operacionais, pois necessitam do MS-DOS para funcionar. As versões mais atuais do windows , não necessitam do MS-DOS, portanto podemos considera-los um Sistema Operacional.Hardwares que a maioria dos equipamentos possuem:
Monitor
Todos já conhecem é denominada uma unidade de as´da, pois através dele podemos visualizar o resultado das tarefas solicitadas por nós para o equipamento desempenhar.
Gabinete ou CPU
É nesta parte do equipamento que fica localizado a maioria de seus Hardwares, como as unidades de disco, as placas de vídeo, som, e os botões de liga e desliga.
Mouse
Com a implantação do Windows esse, até então, desconhecido hardware é indispensável para facilitar as operações.
O mouse possui dois ou três botões, que têm como funções:
Botão esquerdo: é o botão mais utilizado, pois através dele executamos a maioria das tarefas.
Botão do Meio (se existir): no Windows não têm função pré-definida, alguns jogos utilizam este botão.
Botão direito: este botão é bem menos utilizado, servindo apenas para abertura dos menus suspensos no windows.
Teclado
Este hardware também é importante, pois, como o mouse, também é uma unidade de entrada, sendo indispensável para utilização do equipamento, através dele passamos comandos para o computador executar, e digitamos os textos e documentos.